
DIA A DIA

Programa Escola Integrada:
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou em 2006 o Projeto Piloto Escola Integral. Após o processo de implantação do piloto, o projeto foi redimensionado no que se refere ao número de adesão das escolas, ao atendimento aos estudantes, a definição dos responsáveis pela execução e à sua denominação. Em 2007, surge o Programa Escola Integrada (PEI), atendendo crianças e jovens de 6 a 14 anos. O Programa Escola Integrada prioriza o atendimento aos estudantes, a inserção em territórios caracterizados pela vulnerabilidade social, com o propósito de desenvolver competências múltiplas e vivências capazes de proporcionar uma aprendizagem significativa sintonizada com a realidade do educando.
Em 2009, foi implantado o Programa Escola Integrada (PEI) na escola, visando o enfrentamento das desigualdades educacionais, proporcionando uma organização no contraturno em forma de oficinas. Para além dessas atividades, o programa possibilitou as aulas-passeio, oportunizando aprendizagens diversificadas e vivências em diferentes espaços da cidade.
No ano de 2015 surgiu a necessidade de aproximar as ações do PEI com o Ensino Fundamental, reconhecendo que o Programa amplia as oportunidades de aprendizagem para as crianças e adolescentes por meio das oficinas oferecidas, relacionadas com diferentes áreas do conhecimento, como cultura, esporte, artes, lazer e formação cidadã. Assim, o PEI foi integrado ao Plano da Melhoria da Aprendizagem da Escola, como forma de contribuição significativa para que os alunos adquiram as competências e habilidades recomendadas para a sua idade.
A escola Integrada propõe as seguintes ações:
-
Realização de aulas-passeio e roteiros pedagógicos, a partir de projetos em parceria com os professores;
-
Orientação diária às atividades de Para Casa;
-
Implantação de oficina de jogos que estimulem o raciocínio lógico-matemático;
-
Ampliação dos horários de uso do Laboratório de Informática aos professores, com agendamento prévio;
-
Estimular os estudantes ao uso da biblioteca escolar.
FIQUE POR DENTRO

Projeto Novos Tempos:
O Projeto “Novos Tempos” iniciou no ano de 2013, quando uma professora apresentou seu esboço para a direção, que compreendeu a relevância pedagógica do mesmo para a todos da escola. O projeto visa contribuir com o melhor desempenho dos estudantes, melhorar o clima escolar e diminuir o problema de drogas e violência, ocorridos na escola e em seu entorno nos últimos anos. Além disso, o Projeto promove diálogo entre funcionários, famílias, estudantes, Programa Família-Escola, Rede pela Paz, Saúde, dentro outros parceiros.
O Projeto Novos Tempos tem como objetivo central apoiar estudantes e docentes no processo de ensino e aprendizagem, abordando temáticas que englobam o indivíduo em vários eixos da vida. Para tanto, almeja-se realizar atividades de cunho reflexivo e prático como meio de obter a consciência de si próprio e do meio em que cada um está inserido. São objetivos do Projeto Novos Tempos:
-
Possibilitar aos estudantes a oportunidade de desenvolver um projeto de vida individual e comunitário através do autoconhecimento e fundamentado na democracia e justiça social, tornando-se “protagonista” de sua própria vida e percebendo que o ser humano é parte integrante da sociedade e está ligado a ela afetivamente.
-
Desempenhar a integração entre todos os setores da comunidade escolar.
-
Valorizar a diversidade cultural.
-
Efetivar a rotina diária, de forma a contribuir com o melhor clima escolar.
-
Praticar a afetividade como instrumento de aprendizagem.
Construir um aprendizado de qualidade e significativo utilizando atividades/estratégias interdisciplinares.
Music
Programa Escola Aberta
O Programa Escola Aberta tem por base a experiência, avaliada como bem sucedida, da UNESCO, com o “Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz” iniciada em 2000 nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco, posteriormente, implementada em outras regiões do país. O acordo de Cooperação com o Governo brasileiro e a agência internacional – UNESCO, para a realização do Programa Escola Aberta foi firmado em outubro de 2004, ano em que foi implantado em Belo Horizonte.
Em 2010 foi implantado o Programa Escola Aberta na Escola Municipal Padre Edeimar Massote, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, buscando fortalecer a integração entre escola e comunidade, ampliando as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania e contribuindo para a redução da violência escolar, através da melhoria do capital social e humano da comunidade.


Os sujeitos do processo e suas atribuições
Quem são os educadores e os estudantes, como é a comunidade escolar?
No Projeto os segmentos serão apresentados de acordo com a definição de atribuições feitas pelos próprios sujeitos. Os quadros representam o que os segmentos apresentaram com base em PERRENOUD como também são definidas as atribuições dos funcionários por especificidade.
A escola se organiza com vários segmentos para EDUCAR. No processo educativo os diferentes segmentos participam do trabalho com as suas atribuições.
Quais equipes e setores trabalham para que a escola funcione?
Faxina, cantina, coordenações, professores, bibliotecária e auxiliares de biblioteca, pessoal de apoio à saúde e à Educação Inclusiva.
Todo sujeito na escola é parte do processo de aprendizado e está em contínuo aprendizado. Aprendendo sempre se pode ensinar melhor!