
E.M. PADRE EDEIMAR MASSOTE

A Escola Municipal Padre Edeimar Massote, é uma instituição pública do município de Belo Horizonte, localizada à rua Eneida, 1485, bairro Coqueiros. Atende a estudantes de alguns bairros adjacentes, como Pindorama, Serrano, Novo Progresso e Glória. Possui turmas do ensino fundamental e turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA Múltiplas Idades e uma de EJA Juvenil). Atualmente atende a estudantes do ensino fundamental inclusive crianças com deficiência e alunos do EJA. A Escola Integrada está trabalhan docrianças e adolescentes, estudantes do 1º e 2º turno, dos três ciclos de formação do ensino fundamental. Além do ensino fundamental a escola possui uma Unidade Municipal de Educação Infantil, a UMEI Coqueiros, que atende hoje crianças com idade entre 0 a 5 anos.
Nossa filosofia, nossos objetivos!
1. Planejar e promover situações de aprendizagem comprometendo-se com o resultado dos alunos.
2. Conceber e fazer evoluir estratégias de atendimento às diferenças.
3. Aprender a aprender diante dos desafios da realidade.
4. Trabalhar em equipe constituindo na escola a força do trabalho coletivo.
5. Participar da gestão da escola
6. Participar e interagir com os pais
7. Utilizar tecnologias novas
8. Criar espaços de interlocução com os estudantes na busca de construção de relações humanizadas.
9. Conhecer e implementar os Projetos e as Políticas Públicas da RMBH
10. Coordenar ações de apropriação da cidade educadora.
Nossa história
A Escola Municipal Padre Edeimar Massote foi inaugurada em 1982 com o objetivo de suprir a carência de vagas para os alunos da 5ª a 8ª série da região. Foram oferecidas vagas nos três turnos.
O plano pedagógico enfatizava a manutenção de uma disciplina rigorosa e a formação do aluno para o exercício da cidadania. A aprovação era o objetivo final do ensino aprendizagem.
minutos.
Em 1994-1995, foi implantada pela PBH a” Escola Plural” nas escolas municipais da cidade. O sistema seriado dá lugar ao sistema de ciclos. A nova filosofia educacional visa permitir ao aluno um maior tempo de preparação para sua aprendizagem, respeitando o potencial e o ritmo de cada um.
Inserida no novo contexto, a escola Padre Edeimar Massote promove várias reuniões entre o corpo docente, discente, comunidade e especialistas. Era necessário construir uma proposta pedagógica que atendesse aos objetivos da Escola Plural. Um desafio enorme.
O objetivo principal era formar pessoas mais conscientes de seu papel na sociedade, respeitando as diferenças e preparados para resolver seus problemas.
Participação dos representantes de turma no conselho de classe. Tentativas de implantar o Grêmio Estudantil. Incentivo a participação da comunidade. Foram mantidas as olimpíadas, a festa junina, a comemoração do aniversário da escola, a mostra de talentos e outros eventos como: exposições, feira de cultura, comemoração no dia da Consciência Negra.
As contradições entre a filosofia do sistema de ciclos, as metodologias aplicadas na prática e os limites impostos pela política educacional comprometeram a implantação da Escola Plural em sua plenitude.
A EJA foi implantada em 2004 na EMPEM para suprir a demanda requerida por jovens e adultos que queriam iniciar ou completar seus estudos.
Atualmente, na Escola Municipal Padre Edeimar Massote funciona o ensino fundamental do primeiro ao nono ano, a EJA, os Programas Escola Integrada e Escola Aberta e uma UMEI, vinculada à direção da escola. É uma escola inclusiva com vários alunos de necessidades especiais.
A história das propostas pedagógicas do EMPEM continuam em consonância com a demanda dinâmica requerida por novos sujeitos, novos cenários e configurações na construção do conhecimento.